Raízes do atraso econômico relativo brasileiro

Pouco antes da Independência, por volta de 1820, a economia do Brasil era similar à de países como Austrália e Canadá. No entanto, na contemporaneidade, enquanto esses países lideram rankings de desenvolvimento humano, o Brasil apresenta resultados aquém dos esperados no PIB e outras taxas de prosperidade. Quais fatores fizeram com que o país ficasse para trás e não progredisse tanto quanto seus pares? Neste vídeo, Alexandre Rands, PhD em economia e autor de Desigualdades Regionais do Brasil, faz uma análise da economia do país, identificando os momentos na história que contribuíram para esta disparidade, do Brasil colônia à chegada dos imigrantes.

Raízes das Desigualdades Regionais no Brasil

Neste livro, o autor retorna ao tema das desigualdades regionais, já estudado por ele em sua obra de 2011, Desigualdades Regionais no Brasil.
Faz isso após ter escrito um outro livro cujo objeto é o atraso do Brasil em relação aos países desenvolvidos, Roots of Brazilian Relative Economic Backwardness, publicado em 2016.
Ou seja, ele traz para essa nova interpretação mais conhecimento e reflexão sobre a história econômica do Brasil e sobre o desenvolvimento econômico, além de uma nova visão de filosofia da história.

O livro traz novas evidências empíricas para a hipótese de que as diferenças em capital humano entre as regiões são o determinante imediato das desigualdades regionais no Brasil.
Especializações produtivas são irrelevantes para tal ― sendo elas, na verdade, consequências das causas enfatizadas aqui.
Ele identifica também o determinante fundamental das desigualdades regionais nos conflitos entre classes e segmentos sociais e a forma concreta de sua evolução nas diversas regiões do país.
Tanto no Nordeste como no Sul e no Sudeste, particularidades históricas resultaram em diferenças na evolução histórica que explicam a geração de disparidades tão acentuadas no nível médio de capital humano nas regiões.

Compre o livro, acesse aqui
1
Raízes do atraso econômico relativo brasileiro
27:56
2
Quiz – Raízes do atraso econômico relativo brasileiro
10 questões
No announcements at this moment.

Be the first to add a review.

Please, login to leave a review