Storytelling: uma introdução sobre a arte de encantar clientes

Também conhecido como marketing de conteúdo, o branded content é uma estratégia que, como o nome indica, faz com que a marca seja percebida através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e gera conexão entre o cliente à marca. Agregando entretenimento, informação e publicidade, o objetivo do branded content é oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor. Mas, ainda há diversos casos em que profissionais acreditam estarem implementando o branded content, quando na realidade estão apenas produzindo mais peças de publicidade tradicional.

Por isso, Martha Terenzzo, professora da ESPM e autora de O Guia Completo do Storytelling, oferece um minicurso em três módulos para fornecer dicas baseadas em vida profissional e pesquisas para empresários, empreendedores e profissionais de marketing. Neste módulo, ela oferece uma apresentação do tema, um panorama sobre a evolução da publicidade, do marketing e das mídias, e a importância dos novos modos de fazer.

O Guia Completo Do Storytelling

O senso de responsabilidade coletiva e o poder que a economia das dádivas tinha de organizar o todo — vida social, política, religiosa, econômica, cultural — por muito tempo foi visto como arqueologia social, objeto de estudo da antropologia que não fazia muito sentido com o lifestyle dos novos tempos. É preciso repensar os vínculos de confiança e credibilidade. Quais são os verdadeiros valores? Que vínculos a sociedade quer gerar e com quem?

A teoria das dádivas permite compreender a articulação entre essas dimensões, gerando valores éticos e sociais, mostrando que, mediante a circulação de produtos ou serviços, pode-se criar um sentimento compartilhado e mútuo entre participantes desse vínculo que se expressa em diferentes valores humanos como a equidade, a amizade, a confiança.

As trocas estabelecidas pelas dádivas pressupõem reciprocidade, impulsionando a circularidade incessante das trocas. A dádiva verdadeira é o episódio de uma relação de amizade, de deferência, de proteção, de respeito. Neste sistema moral, para além das coisas trocadas são consideradas e valoradas as relações de troca estabelecidas, modificando a visão mercantil de lastros econômicos para atos recíprocos e afetivos.

Nestas relações recíprocas que promovem os valores humanos — sociais, afetivos e simbólicos — são fortalecidas a confiança, a ética e a credibilidade, que por sua vez fortalecem o tecido social e promovem a coesão do grupo em busca de sobrevivência e prosperidade; daí seu poder de instituição econômica, social e política.

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Storytelling: uma introdução sobre a arte de encantar clientes
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Quiz – Storytelling: uma introdução sobre a arte de encantar clientes
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